Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38621

Compartilhe esta página

Título: Compreensões de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o conceito de média aritmética
Autor(es): MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias
Palavras-chave: Aritmética; Estatística matemática; Matemática (Ensino Médio)
Data do documento: 4-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias. Compreensões de estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre o conceito de média aritmética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Tem como base teórica os campos conceituais desenvolvidos por Gerárd Vergnaud. Participaram desta pesquisa 231 alunos oriundos de três cidades e cinco escolas públicas que fazem parte da Gerência Regional de Educação – Mata Centro (GRE- Mata Centro) – Secretaria de Educação de Pernambuco. Os estudantes responderam individualmente a um instrumento diagnóstico composto por cinco questões que consideraram os diferentes significados e propriedades que sustentam o conceito de média aritmética. A análise dos dados se deu por categorizações das estratégias implementadas pelos estudantes, organizadas e comparadas por meio de um programa estatístico. Os dados deste estudo demonstram um desempenho abaixo do desejado para estudantes concluintes do Ensino Médio. Observou-se que nenhum dos sujeitos respondeu corretamente a todas às questões do instrumento diagnóstico. A média aritmética da quantidade de acertos foi de 2,23 pontos quando poderiam ser alcançados 7 pontos. Na resolução das questões, os estudantes se detêm em procedimentos de cálculo e não realizam uma análise crítica e reflexiva do que as questões propõem. Quando analisamos as propriedades e significados da média aritmética, percebemos que em algumas situações as propriedades influenciam mais que os significados no nível de desempenho dos estudantes. Evidenciamos a importância da abordagem dos diferentes significados e propriedades na compreensão do conceito de média aritmética e acreditamos que há possibilidades didáticas possíveis para o ensino e aprendizagem da média aritmética nas escolas e, de forma mais ampla, para o letramento estatístico dos estudantes. Com os resultados deste estudo reforçamos a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores no campo da Educação Estatística.
Descrição: MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias​, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ​FARIAS, Plínio Rubens de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38621
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Plínio Rubens de Farias Marcolino.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons